Meio Ambiente
Postado em 11 de dezembro de 2024 as 13:14:34
Desta quinta-feira (12) até sábado (14), o Castramóvel estará na Vila Serrana, bairro Zabelê, para realizar atendimento itinerante em cães e gatos. A unidade ficará ao lado do posto da Guarda Municipal, localizada na Avenida Rafael Spínola.
Para serem castrados, os animais precisam estar em jejum de 12h de comida e 2h de água. Os gatos machos e fêmeas e os cães machos serão castrados em todos os dias da ação após avaliação.
Após a castração, as gatas precisarão usar a roupa cirúrgica e para os machos é recomendado o colar elisabetano (proteção pós-cirúrgica). O pós-cirúrgico é de responsabilidade dos tutores, bem como o tratamento descrito pelo médico veterinário, com antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e curativo.
O Castramóvel foi entregue em maio deste ano e, com essa ação da Vila Serrana, a expectativa é que chegue a mil castrações. O objetivo da Prefeitura é o controle populacional de cães e gatos, bem como a promoção da saúde e bem-estar desses animais.