Agora é a vez de o bairro Miro Cairo receber o Castramóvel – uma unidade itinerante, com os serviços veterinários do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) oferecidos gratuitamente. O primeiro dia de atendimento foi nesta sexta-feira (7), com a triagem dos animais realizada pelos veterinários. Amanhã (8), será a vez dos procedimentos cirúrgicos. A localidade é a quarta a receber o serviço, que antes passou pelos bairros Conveima, Campinhos e o conjunto residencial Vila Elisa.

Quem aproveitou a oportunidade foi Leila Santos, tutora do pequeno shitzu Lucky. Acompanhada de seu esposo, Ariston Santos, a moradora do Miro Cairo logo providenciou os documentos necessários para que seu cachorrinho pudesse passar pelo serviço. “Eu acho isso bom demais. Ajuda a gente que não pode pagar pelo serviço e ajuda os animais, porque eu sei que contribui para a saúde deles”, afirmou Leila.

Lucilene e Ariston com o cachorrinho deles, Lucky

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, desde a inauguração, em maio, o Castramóvel já atendeu mais de 300 gatos e cachorros, e realizou mais de 140 cirurgias. Além disso, um dos principais objetivos da unidade é atender todos os bairros de Vitória da Conquista, de maneira que se possa contribuir com a democratização desses serviços. “Com o atendimento, a gente pretende alcançar o maior número possível de animais que vivem tanto na Zona Urbana quanto na Rural. Especialmente aqueles que vivem nas ruas e são cuidados pelos moradores, porque, uma vez castrados, eles passam a ter uma melhor qualidade de vida e, também, não procriam, o que diminui o número de cães e gatos abandonados”, explicou a secretária.

Secretária da Semma, Ana Claudia Passos

Essa foi uma das motivações da protetora Eliete Silva ao levar para o atendimento dois cachorros sem raça definida que moram em sua rua: Bob, de 12 anos, e Nega, de 10. Ela contou que cuida de ambos porque a ex-tutora deles faleceu. “Desde o falecimento da ‘mãe’ deles, a gente, lá das proximidades, alimenta, dá remédio, acolhe quando está chovendo. Nega, mesmo, toma injeção contraceptiva, o que não é bom para ela, mas era a única solução até a castração acontecer. Agora, será ótimo para os dois”, conta a moradora do conjunto residencial Jacarandá.

Eliete Silva com Bob e Nega

Com relação a esses animais que moram nas ruas, conhecidos como “animais comunitários”, a secretária Ana Claudia faz uma ponderação: “É importante que eles tenham responsáveis cuidadores após a cirurgia, porque precisam, por um tempo, de um cuidado pós-cirúrgico: dar remédio, trocar curativo, entre outras orientações”.

Sobre o Castramóvel

O veículo foi adquirido pela Prefeitura de Vitória da Conquista com recursos do Fundo do Meio Ambiente e autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam). O objetivo do Governo Municipal é democratizar o acesso à cirurgia de castração de cães e gatos cuidados por famílias de baixa renda e animais de rua. O serviço é levado aonde os animais estão, com atendimento em um bairro diferente a cada semana.

O Castramóvel possui um ambiente adequado para o tratamento dos cães e gatos. O trailer é semelhante a um pequeno hospital veterinário, seguindo o modelo do Casa, e é totalmente mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), com equipe, materiais, equipamentos e a manutenção.

Para ter acesso ao serviço de castração, as famílias interessadas devem apresentar RG, CPF, CadÚnico atualizado, comprovante de residência (dos responsáveis) e o cartão de vacina do animal, atualizado em até um ano.

As próximas paradas do Castramóvel serão nos bairros Bruno Bacelar, Nova Cidade, Vila América, Remanso, Santa Mônica, Santa Marta/Universidade e nos distritos de José Gonçalves e São João da Vitória (Batuque).