Castramóvel atendeu 28 animais nesta quinta-feira e castrações seguem na Vila Serrana até sábado, 14
Meio Ambiente
Postado em 12 de dezembro de 2024 as 18:35:16
De hoje (12) até sábado (14), o Castramóvel está realizando castrações em cães e gatos na Vila Serrana, ao lado do posto da Guarda Municipal. A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), deverá chegar às mil castrações neste fim de semana. Nesta quinta-feira, 28 animais foram castrados pelo serviço.
Dona Maria Helenilza aproveitou logo este primeiro dia para levar o doguinho Zequi, de 8 anos, para castrar. Ela disse que assim que soube se programou para fazer o procedimento. “Eu fiquei sabendo ontem pela minha nora e aproveitei hoje para castrar eles. Eu já queria castrar, só que eu não estava em condições. Aí, quando surgiu essa bênção aí do Senhor, eu falei: vou correr logo e castrar ele'”, disse, agradecida.
A tutora de Júlior César, Paula Coelho, também elogiou o trabalho que a Prefeitura está realizando com os animais e disse que aproveitou que o Castramóvel foi até a Vila Serrana. “Há muito tempo queria castrar ele, mas as condições não permitiam, né? Então essa foi uma oportunidade que a Prefeitura deu pra gente aqui do bairro e tá sendo muito gratificante castrar os nossos animaizinhos”, disse a tutora, enquanto tranquilizava o animalzinho que aguardava o procedimento.
Entre os moradores que estiveram neste primeiro dia de castrações na Vila Serrana estava dona Isabel Gomes. Ela também disse que aguardava uma oportunidade para castrar porque não tinha condições de arcar com a cirurgia de Willy, de 3 anos. “Eu não tinha condições de pagar. Ele estava na espera de castrar. Graças a Deus vai dar certo”, disse.
“Nós estamos aqui na Vila Serrana realizando mais um mutirão de castração através do Castramóvel, que é um equipamento muito importante e faz parte do Centro de Apoio à Saúde Animal de Vitória da Conquista. E nessa ação que estamos realizando aqui, esperamos bater a meta de mil castrações realizadas na nossa cidade, desde que o Castramóvel foi inaugurado. Além do Castramóvel, nós também realizamos muitas castrações no Casa, que é a clínica pública, e outras diversas cirurgias que são necessárias para os animais”, destacou a secretária Ana Cláudia Passos.
A protetora de animais Eliane Brasil também aproveitou a ação do Castramóvel. Enquanto sua gatinha Polly estava no procedimento, ela relatou que avisou aos vizinhos sobre a castração no bairro. “Eu trouxe minha gatinha aqui hoje para fazer já no primeiro dia e a importância de trazer o animal pra poder fazer a castração é que além do bem-estar do animal, você também diminui a população de animais de rua, quem tem amor pelo seu animal cuida, é uma forma de cuidar”, disse.
O atendimento acontece das 8h às 17h, mas para que os animais sejam castrados, eles precisam estar em jejum de 12h de comida e 2h de água. Os gatos machos e fêmeas e os cães machos serão castrados em todos os dias da ação após a avaliação com o veterinário. Após a castração, as gatas precisarão usar a roupa cirúrgica e para os machos é recomendado o colar elisabetano (proteção pós-cirúrgica). O pós-cirúrgico é de responsabilidade dos tutores, bem como o tratamento descrito pelo médico veterinário, com antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e curativo.