O Castramóvel chegou nesta sexta-feira (17) ao bairro Campinhos, após passar pelo Comveima ns dias 10 e 11 de maio. O objetivo é oferecer cirurgia de castração e atendimento veterinário para cães e gatos em todo o município. O veículo está estacionado ao lado da Unidade de Saúde da Família do bairro.

Iniciado no início deste mês, o programa pioneiro da Prefeitura já atendeu cerca de 100 animais e realizou aproximadamente 50 castrações. O programa é administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e funciona como uma unidade itinerante, com os serviços veterinários do Centro de Apoio à Saúde Animal (CASA) oferecidos gratuitamente.

Moradora do bairro Campinhos, Jeane Cardoso comemorou a chegada do Castramóvel e levou seu gato Britinho para fazer o exame preliminar. Segundo ela, a demanda da população de Vitória da Conquista por esse tipo de serviço é grande devido à quantidade de cachorros de rua abandonados. “Quando soubemos do Castramóvel ficamos muito entusiasmados porque tem muito cachorro de rua abandonado e você vê essa necessidade. O atendimento aqui está maravilhoso”, declarou.

Maria Aparecida Silva, também residente nos Campinhos, é protetora e ativista da causa animal. Para ela, ações da Prefeitura como o Castramóvel, o CASA, o Curral Municipal e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) são ações imprescindíveis. “Hoje, o meu dia foi para trazer animais aqui e só tenho gratidão. Cada dia é um animal que sofre na rua com fome, com sede, sem um médico. Sou de baixa renda e não tenho estrutura para levar um cachorro a um veterinário particular então toda ajuda é bem-vinda.”, afirmou Maria.

A secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou o sucesso dos primeiros dias do Castramóvel e anunciou que a estrutura será aprimorada e expandida para atender um número cada vez maior de animais. “Atualmente, o programa realiza atendimentos nas sextas-feiras e sábados, com um planejamento logístico adequado para garantir o conforto das pessoas e dos animais”, destacou Ana Cláudia.

Ana Claudia ressaltou também que os atendimentos nos Campinhos já superaram os do Conveima e enfatizou a importância de priorizar os bairros com maior necessidade. “Estamos felizes porque muitas pessoas estão resgatando animais de rua e tomando a iniciativa de trazê-los para o Castramóvel”, complementou a secretária.

O Castramóvel é uma iniciativa que visa promover a saúde e o bem-estar dos animais, além de contribuir para o controle populacional. Adquirido com recursos do Fundo do Meio Ambiente (FAM) e autorizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), o veículo estará nos Campinhos até este sábado (18) e passará por outros bairros e também pela zona rural. Os próximos atendimentos serão no Vila Elisa, Bruno Bacelar, Miro Cairo, Nova Cidade, Vila América, Remanso, Santa Mônica, Santa Marta/Universidade e os distritos de José Gonçalves e São João da Vitória (Batuque).