Rita Cássia, professora

“Eu costumo dizer que o Orçamento Participativo é uma verdadeira aula de cidadania. É muito importante pelo fato de a população ter o direito de decidir, escolher as prioridades porque quem bem sabe das necessidades é o morador da comunidade”. Foi com essa afirmação que a professora Rita Cássia Nunes, moradora de Veredinha – zona rural de Vitória da Conquista – definiu a importância da plenária do Orçamento Participativo realizada no distrito na tarde desse sábado, 6.

Ela e outras 20 pessoas compareceram à Escola Municipal Tobias Barreto para se informar a respeito do funcionamento do Orçamento Municipal, em termos de receita e despesas, acompanhar as obras realizadas desde o último Congresso do OP e apresentar as demandas da localidade. “Esse é um espaço de conversa, de diálogo entre o Governo Municipal com a população”, realçou o coordenador municipal do OP, João Alberto Rodrigues.

Leomax Alves, lavrador

Ciente disso, o lavrador Leomax Alves, morador de Lagoa de Melquíades há 26 anos e que é delegado do OP representando a região, fez questão de participar da plenária. “É de grande importância participar da plenária, porque é onde a gente pode reivindicar as necessidades da comunidade, mostrando aos governantes onde a gente quer que o trabalho seja desenvolvido”, disse.

Ivanilson Lacerda, lavrador

Outro morador que também marcou presença na plenária foi o lavrador Ivanilson Lacerda, morador de Veredinha há 49 anos. Para ele, que já atuou como delegado do Orçamento Participativo, esse instrumento de controle social da Administração Pública, que há 17 anos existe em Vitória da Conquista, “é porque o povo participa junto com o Governo, o povo coloca as suas reivindicações. Por isso, é importante participar”.

Ao final do encontro foram eleitos dois delegados e um suplente, que estarão no Congresso do Orçamento Participativo marcado para o dia 8 de junho, defendendo as indicações da região de Veredinha e dos povoados representados nessa plenária (Lagoa de Melquíades, Velame, Baixa Seca, Povoado do Torre e Maura). Além de membros de diversas secretarias da Prefeitura Municipal, também esteve presente na plenária o vereador Sidney Oliveira.