Educação
Postado em 27 de julho de 2017 as 08:00:35
“Estou conhecendo coisas novas a cada dia e aprendendo técnicas para produção de vídeos. Nunca tive uma oportunidade dessas e estou achando muito legal”, disse o estudante Rafael Santana, 15 anos, um dos 30 alunos da Escola Municipal Milton Santos, que nesta quarta-feira, 26, participaram da oficina de Captação de Imagens. A oficina faz parte do projeto Eco Kids e Eco Teens, idealizado pelo Ministério Público da Bahia e executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o Núcleo Regional de Educação e os conselhos municipais de Educação e Meio Ambiente.
“É um projeto muito importante, que desperta a consciência ambiental dos alunos e ultrapassa os limites da sala de aula, já que os estudantes vão retratar a comunidade onde estão inseridos, através do conteúdo produzido”, destacou a coordenadora pedagógica do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação, Gilvâni Chagas.
Durante a capacitação, os alunos tiveram contato com algumas técnicas de captação de imagens por meio do aparelho celular.
Segundo o ministrante do curso, Márcio Venâncio, a introdução do audiovisual possibilita ao público infantojuvenil o contato com a imagem, que é a principal linguagem nesta era da informação. “Queremos que eles deixem de ser apenas consumidores de conteúdo e passem a ser produtores”, completou Venâncio, que também é coordenador e professor do curso de Cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Novos aprendizados –No próximo dia 17 de agosto, os alunos do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, que também participam do projeto, terão o curso de captação de imagens. O projeto conta ainda com a promoção de oficinas de edição, a serem realizadas na Uesb durante os meses de agosto e setembro.
Também participam da edição 2017 do Eco Kids e Eco Teens, a Escola Municipal Euclides da Cunha, os colégios estaduais Camilo de Jesus Lima e Orlando Leite, além do colégio particular Opção.