Pacientes do CAPs II e familiares participaram da programação do Outubro Rosa

Promover uma ação diferente e descontraída para despertar a atenção das mulheres atendidas no CAPS II para a prevenção e o cuidado com a saúde. Este foi o objetivo da programação da Campanha do Outubro Rosa, nessa terça-feira (22), promovida pela Coordenação de Saúde Mental do município.

“Eu gostei demais desse dia aqui hoje porque é um incentivo, principalmente pra gente que faz tratamento por problemas depressivos e se acomoda dentro de casa sem fazer os exames”, contou satisfeita a paciente do CAPS II, Rubineia Paixão, de 67 anos.

Assim como ela, outros pacientes e os familiares puderam receber os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, higienização da pele, oficina, além de ouvir uma boa música ao vivo.

Coordenação de Saúde Mental realizou uma programação diferente e descontraída

A programação é um alerta para a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. “Optamos por um caminho de valorizar a questão da mulher se autoconhecer. Depois de uma certa idade, é ensinado que ela tem que se tocar para descobrir se tem uma doença. Então, porque não antes tentarmos fazer com que ela se conheça, se perceba e se goste? Fomos mais por essa vertente, mas não deixando de fazer a parte educativa, alertando para prevenção”, destaca a gerente do CAPS II, Klécia Mendes.