Na Semana Nacional de Combate ao Fumo, que acontece até o dia 29 de agosto, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma série de ações envolvendo os serviços de Saúde Mental, Unidades Básicas de Saúde, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Hospital Geral de Vitória da Conquista, Hospital Afrânio Peixoto e escolas.

Ellen Freitas Santos

Na tarde desta terça-feira, 27, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) realizou atividades de promoção e prevenção ao combate ao tabagismo no Colégio Estadual Orlando Leite, localizado no Loteamento Urbis II.

Naiara Libarino

A coordenadora do Caps AD, Ellen Freitas Santos, realçou a importância de falar sobre esse assunto com o público infantojuvenil. “Cerca de 90% das pessoas começam a fumar antes dos dezoito anos e desse público ainda tem uma porcentagem muito grande que começa antes dos onze. O trabalho de conscientização nessa faixa etária é muito importante porque os jovens acreditam que os males que o cigarro provoca são somente a longo prazo”, explicou.

Andressa Oliveira

Naiara Libarino, 16 anos, está no 2º ano do ensino médio. Ela destacou a relevância das atividades na unidade escolar. “É na fase da adolescência que somos mais induzidos a consumir o cigarro, o álcool e outras drogas. Acho válido realizar um projeto de prevenção nas escolas para conscientizar os jovens”, afirmou.

Para Andressa Oliveira, 16 anos, que também está cursando o 2° ano do ensino médio, o assunto foi abordado de maneira bastante interessante. “É muito importante para nós, adolescentes, vermos as consequências que o cigarro pode trazer para nossa vida. Gostei muito das atividades desenvolvidas pela equipe de saúde”, disse.

Feira de Saúde –A feira acontecerá no dia 29 de agosto, quinta-feira, das 9 às 19h, na Praça 9 de Novembro. Serão oferecidos para comunidade diversos serviços, como avaliação odontológica, verificação da pressão arterial, orientação à saúde, teste de Fagerström – que avalia o grau de dependência do cigarro – e o teste de Audit, que avalia o grau de dependência do álcool. Haverá ainda atividades culturais da Quinta Musical, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).