Na última sexta-feira, 22 de março, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) realizou o curso “Introdução a Fitoterapia – cultivo de plantas medicinais” para os usuários do serviço. A formação foi ministrada pela professora de Farmácia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Patrícia Baier, e seus alunos que fazem parte do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde).

Patrícia Baier

Durante o curso, os usuários receberam informações sobre oplantio e o uso de algumas plantas reconhecidas pelo Ministério da Saúde como fitoterápicas, a exemplo do guapo, que já é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na forma de xarope. “O guapo éuma espécie da Mata Atlântica que achávamos que não se desenvolveria aqui, mas tivemos a grata surpresa de ele se adaptar bem à região, masprecisa de muita água”, explica Patrícia.

Lucijane Fonseca

A atividade foi uma demanda dos próprios usuários, que começaram a questionar sobre a substituição de alguns remédios por chás de ervas medicinais, após a realização de uma palestra sobre o uso das plantas, que aconteceu na sala de espera do serviço. “Em nossa última assembléia, nossos usuários pediram um curso que explicasse a forma correta de cultivar e utilizar as plantas, pois, segundo eles, isso poderia diminuir a quantidade de medicamentos que tomam por dia” esclareceu Lucijane Fonseca, assistente social do Caps AD.

O Caps AD é responsável pelo atendimento de pessoas usuárias de álcool e outras drogas, com idade acima de 18 anos. Funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial, na Rua João Pessoa,129, Centro.