Notícias
Postado em 19 de dezembro de 2013 as 15:16:20
A população do assentamento União, Barrocas I e II, Brejo, Cabeceira do Jiboia, Casa da Telha, Jeribá, Jiboia, Limoeiro, Marçal, Periquito e São Joaquim de Paulo, que é atendida pela Equipe de Saúde da Família de Capinal, participou, na tarde dessa terça-feira, 17, da posse dos novos conselheiros locais de Saúde.A solenidade, que contou com a presença de representantes do Executivo e Legislativo Municipais, foi realizada na sede da unidade, no Assentamento União.
Regulamentado pela Lei 8.142 de 28/12/1990, o Conselho Local de Saúde é uma instância deliberativa de participação popular. Para enfermeira Ana Cláudia Simões, a participação da comunidade nas reuniões é muito importante. “Com a participação de usuários e trabalhadores no conselho, nós fortalecemos o serviço prestado pela equipe de saúde”, avaliou Ana.
Eleito novamente como conselheiro usuário, Licorino Rodrigues Lima, morador do assentamento União, está sempre disposto a colaborar com o conselho. “Estou aqui para lutar e contribuir para melhoria da saúde da nossa localidade”, ressaltou Licorino.
Com 36 conselhos locais de saúde e um conselho municipal de saúde em Vitória da Conquista, a participação popular na gestão do Sistema Único de Saúde é levada a sério pela Administração Municipal. “O conselho é o olhar da nossa comunidade, é um elo entre a comunidade e a gestão, e é através dele que usuários e trabalhadores contribuem com as ações do Governo”, destacou Viviane.
O novo conselho do Capinal conta com 28 conselheiros, sendo que destes 14 são usuários e 14 são trabalhadores.