Centro de Convivência do Idoso

Nesta terça-feira (4), foi realizada no Centro de Convivência do Idoso, uma capacitação promovida pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em articulação com a Coordenação de Renda e Cidadania. A ação faz parte da Campanha Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, com o tema “Infância é para Brincar”, e teve como objetivo sensibilizar e preparar os mobilizadores do Cadastro Único no combate e enfrentamento ao trabalho infantil, além de garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

A capacitação reuniu cerca de 25 mobilizadores do Cadastro Único numa estratégia para fortalecer a rede de atendimento socioassistencial e proporcionar uma formação abrangente e qualificada para identificar e lidar com possíveis casos de exploração do trabalho infantil. A articuladora do Peti, Karine Aragão, ressaltou a importância do engajamento de todos os setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Em sua fala, ela enfatizou a relevância do papel dos mobilizadores do Cadastro Único na identificação precoce dos casos de trabalho infantil.

Karine

“Esses profissionais são a linha de frente no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, e, muitas vezes, são os primeiros a identificar sinais de exploração do trabalho infantil. Com essa capacitação, buscamos fortalecer suas habilidades e conhecimentos para lidar efetivamente com essa questão”, afirmou Karine.

Durante o evento, foram abordados temas como a legislação vigente sobre o trabalho infantil, os principais indicadores e fatores de risco, além de estratégias de abordagem e encaminhamento adequado para os serviços de proteção à infância.

Elane

Uma das mobilizadoras do Cadastro Único, Elane de Souza Silva, compartilhou sua experiência e perspectivas sobre o tema. Segundo Elane, “é fundamental que todos nós estejamos engajados na erradicação do Trabalho Infantil. Precisamos unir esforços, compartilhar informações e fortalecer a rede de proteção social. A capacitação de hoje fortaleceu e estabeleceu vínculos”.