O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal da Bahia – UFBA

Nos dia 14 e 15 de maio, Vitória da Conquista sediou a quarta edição do ciclo de capacitação do Selo Unicef, que reuniu durante os dois dias, representantes de mais de 40 municípios da região para formação sobre prevenção de homicídios na adolescência, atendimento a crianças vítimas de violência, medidas socioeducativas e racismo.

Todos os dias, 31 crianças e adolescentes são assassinados no Brasil (Datasus 2016) e 43 mil meninos e meninas podem não conseguir chegar à vida adulta no período entre 2015 a 2021, (Índice de Homicídio na Adolescência/ IHA 2014), se a situação não mudar. Em sua maioria, estas vítimas de homicídios são meninos negros, que vivem nas periferias dos grandes centros urbanos, e que estavam fora da sala de aula. De acordo com relatório do IHA, meninos tem 12 vezes mais riscos de ser assassinados do que meninas e os negros correm três vezes mais risco de ser mortos do que os brancos.

O objetivo da ação que também acontece em outros municípios da Bahia é contribuir para que que participantes do Selo UNICEF adotem estratégias que já se mostraram eficazes para redução de homicídios de adolescentes, para atendimento adequado a vítimas de violência (especialmente violência sexual), para redução do racismo, e para municipalização de medidas socioeducativas, para que adolescentes em conflito com lei não precisem mudar de cidade.

Ana Carla, consultora do Selo Unicef

“São temas bem críticos que os municípios precisam de fato trabalhar em seus territórios de forma conjunta com todos os atores engajados para que novos casos não apareçam. Nós estamos trabalhando com uma metodologia bem inovadora com estudo de caso para que os participantes possam refletir como eles podem de fato evitar que estas situações de violência aconteçam se utilizando do método do Selo Unicef” esclareceu a consultora do Selo Unicef Ana Carla Carlos.

Para a coordenadora da Rede Municipal de Atenção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e articuladora do Selo Unicef de Vitória da Conquista Camilla Fischer os temas abordados são de grande relevância para construção de políticas públicas em nosso município. “Chamou-nos atenção os dados apresentados sobre a violência de crianças e adolescentes negros, que superam em muito os dados da população branca. Estes números mostram que esta população aparecer e mais em taxas de homicídio, evasão escolar, distorção idade-série e violência como um todo. É uma preocupação de nosso governo combater este problema com ações intersetoriais que mobilizem toda a rede de proteção”, ressaltou Camilla.

O Selo UNICEF – A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).