A Prefeitura de Vitória da Conquista tem investido em políticas públicas para garantir o acesso de pessoas de todas as idades, de forma gratuita e democrática, às práticas esportivas desenvolvidas no município. Um exemplo disso é o Projeto Municipal de Esporte, onde está inserida a Escolinha Municipal de Futebol, que possui mais de 150 alunos matriculados, entre as turmas do time feminino e masculino. São esses alunos e alunas que vão disputar, a partir deste sábado (7), o Campeonato Municipal de Futebol de Escolinhas.

Treino no Estádio Edvaldo Flores

A escolinha é a oportunidade para crianças e adolescentes de baixa renda que gostam de futebol e desejam aprender as técnicas do esporte. A ação transforma a vida desses pequenos atletas que conseguem se realizar com o auxílio do projeto. Os alunos participam de treinos regulares que ocorrem de terça a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, no Estádio Edvaldo Flores. E também de competições para que possam testar as habilidades desenvolvidas, como o próximo Campeonato de Futebol de Escolinhas.

O treinador do time sub-13, Felipe Barbosa, é formado em educação física e avaliou a relevância do esporte para a sociedade. “O objetivo da escolinha é captar crianças para treinar e se desenvolver, tanto fisicamente quanto socialmente, na formação do cidadão. É um trabalho muito importante, com um papel importante de formar atletas e trazer visibilidade para o município”, concluiu Felipe.

Felipe Barbosa e atletas do time sub-13

As crianças elogiaram a escolinha e demostraram a emoção para o campeonato que se aproxima. Por exemplo, Ana Paula Mendes, de 13 anos, relatou gostar das aulas, “Minha experiência é muito boa, eu me divirto. É bom porque ocupa a mente, saio um pouco do celular. E eu consigo treinar cada vez mais para ser uma jogadora profissional. Estou muito ansiosa e nervosa para o campeonato”.

Para João Vitor Viana, de 11 anos, a atividade é cheia de possibilidades. “Acho importante a escolinha, e eu gosto. Alguns estão aqui por diversão, outros pela atividade física e alguns querem se tornar jogadores profissionais. O time está empolgado para o campeonato, nossa expectativa é ganhar”.

Campeonato Municipal de Futebol de Escolinhas

Os alunos da Escolinha Municipal de Futebol vão participar do Campeonato Municipal  Futebol de Escolinhas, que começa neste primeiro sábado do mês de junho – dia 7. As partidas vão ocorrer, simultaneamente, nos quatro lugares marcados, os estádios municipais, Lomanto Júnior, Edvaldo Flores, Murilo Mármore e Campo da Ester. Com 12 jogos por dia, três em cada equipamento, para as categorias sub-11, sub-13 e sub-15.

O evento é organizado pela Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT) em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista. O governo municipal é responsável por ceder os equipamentos esportivos para realização dos jogos, contratação da arbitragem, além de fornecer as premiações, com as medalhas e troféus.

O coordenador de equipamentos esportivos, Luciano Pina, explicou a dimensão da atividade para o município. “Nós vamos ter garotos de 10 a 15 anos participando, mais de 1000 atletas, da Zona Urbana e Rural de Conquista e também de algumas cidades vizinhas, como Barra da Choça e Planalto”. Ele ainda destacou a importância das competições para motivar os alunos. “Quem treina, quer jogar”.

Luciano Pina

Projeto Municipal de Esportes

O Projeto Municipal de Esportes é uma ação para viabilizar a prática de esportes no município. As atividades são voltadas para crianças a partir de 5 anos e além das aulas de futebol, o projeto oferece basquete, capoeira, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, muay thai e voleibol. Em 2025, foram matriculados mais de 500 alunos nas diferentes modalidades.