Depois de seis anos de ausência, a Seleção de Vitória da Conquista voltará em 2022 a disputar o Campeonato  Baiano Intermunicipal de Futebol, que começa no dia 31 de julho. Este ano, a equipe que representará o município no torneio será formada com jogadores que atuam nos times que estão disputando o Campeonato Municipal de Futebol Amador. A última vez que isso aconteceu foi em 2013, depois a representação ficou por conta do time sub-20 do ECPP Vitória da Conquista e em 2020 e 2021 não houve a competição, por causa da pandemia.

Para buscar o tricampeonato, depois das conquistas de 1979 e de 1983, a direção da Liga Conquistense dos Desportos Terrestres (LCDT), que organiza o campeonato municipal, a comissão técnica e os atletas, contarão com apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Além de patrocinar parte da jornada com publicidade nos uniformes e materiais do time, o Governo Municipal está buscando a participação de empresas da cidade. A prefeita Sheila Lemos enviou uma carta a vários empresários destacando a importância de apoiar o futebol de Vitória da Conquista neste momento importante.

Os escolhidos

Jogadores e comissão técnica

Já foram convocados 24 atletas e no decorrer do campeonato municipal do campeonato municipal outros jogadores poderão ser chamados, segundo o presidente da LCDT, Luciano Pina. A seleção já está treinando no Estádio Edvaldo Flores. Confira o elenco que representará Vitória da Conquista no Campeonato Intermunicipal 2022. Entre parênteses, estão os nomes das equipes que eles defendem no campeonato da LCDT:

Goleiros: Jean (Biriguidy), Evandro (Grêmio) e Juninho (ECPP)
Laterais: Jó (Jurema), Guilherme (Grêmio) e Diego Caverna (Maru)
Meio-campistas: Bruno Gago (Maru), Edimar (Grêmio), Fagner (Biriguidy), Elielton (Grêmio), Juninho (Jurema), Kleber (Jurema), Davi (Imboré) e Rodrigo (ECPP)
Atacantes: Rômulo (Santos), Cleitinho (Kadija), Buba (Jurema), Erick (Santos) e Lucas Brito (Chelsea)

torneio

O Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol 2022 começa no dia 31 de julho. Na primeira fase, as equipes estarão divididas em grupos regionalizados, com jogos de ida e volta. A partir da segunda fase, serão grupos de duas seleções com partidas em mata-mata, também de ida e volta. O número total de seleções participantes ainda será divulgado oficialmente pela FBF.

Em respeito às seleções que se inscreveram em 2021 e mantiveram seus elencos para este ano, o regulamento permite vinte jogadores com até 23 anos, completados em 2022, dez atletas sem limite de idade e cinco com até 25 anos, igualmente completados em 2022.

Promovido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Campeonato Intermunicipal é considerado a maior competição amadora do país. E retorna em 2022 após dois anos de ausência, em razão da pandemia da Covid-19.

Na edição mais recente, em 2019, as finais foram disputadas pelas mesmas equipes: Itamaraju x Itapetinga. E, pelo segundo ano consecutivo, a Seleção de Itamaraju conquistou o título, sagrando-se bicampeã.