Mobilização inclui palestras, seminários, ações sociais e rodas de conversa

A partir dessa terça-feira, 19, Vitória da Conquista desenvolverá diversas ações de mobilização social para combater todas as formas de violência contra a mulher. É a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista e pela Rede Municipal de Proteção à Mulher.

Para dar início ao debate sobre o tema e também como parte das atividades do Novembro Negro, será realizada a atividade intitulada “Diálogos LGBT”, que abordará o tema Ser negra e negro LBGT: vivências e perspectivas. O facilitador será o coordenado institucional da Rede Nacional de Negras e Negros LGBT, Nilton Luz.

O diálogo ocorrerá na sala 01 da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), a partir das 19h. “No mês da Consciência Negra, é um avanço discutir questões de discriminações, racismo, orientação sexual e identidade de gênero”, avaliou o assessor técnico de Políticas para Diversidade Sexual, Danillo Bittencourt.

Já na quarta, 20 de novembro, dia em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores, com a presença de representantes do Movimento Negro e da Rede Municipal de Proteção à Mulher. A audiência será às 19h.

Ainda no dia 20, serão promovidas nas unidades de saúde do município palestras em que será tratado o tema “Pelo fim de todo tipo de violência”. As atividades do 16 dias de ativismo seguem até o dia 14 de dezembro, com palestras, ações sociais, seminários e rodas de conversa, debatendo sempre temas relacionados à violência de gênero.