Desenvolvimento Social
Postado em 14 de novembro de 2013 as 19:05:31 e atualizado em 18 de novembro de 2013 as 10:17:12
Mobilização começa dia 19 e inclui palestras, seminários, ações sociais e rodas de conversa
A partir do dia 25 de novembro, mais de 150 países – entre eles o Brasil – estarão empenhados numa campanha internacional pelo fim da violência doméstica e familiar contra as mulheres. Em Vitória da Conquista, no entanto, a mobilização terá início já no dia 19 deste mês. São os 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero.
No dia 19, a programação será iniciada na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), com os Diálogos LGBT, que trarão o tema “Ser negra e negro LGBT: vivências e perspectivas”. No dia seguinte, 20, em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores, com a presença de representantes do Movimento Negro e da Rede Municipal de Proteção à Mulher.
As atividades prosseguem até o dia 14 de dezembro, com palestras, ações sociais, seminários e rodas de conversa, sempre a respeito de temas relacionados à violência de gênero. Nesse período, há quatro datas que merecem destaque: 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher; 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids; 6 de dezembro, reservado à Campanha do Laço Branco, em que homens se unem ao movimento pelo fim da violência contra as mulheres; e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.