Desde que aderiu à campanha Laço Amarelo, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem atuado em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária na divulgação mensal de materiais temáticos sobre temas referentes à segurança no trânsito. Neste mês de agosto o tema é “A juventude e o trânsito, educação para o trânsito e saúde, ciclistas, celular versus direção”.

A campanha tem duração permanente e segue um calendário definido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura. Assim que recebe o conteúdo encaminhado pela Senatran, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) incrementa essa produção e a divulga através de cards, vídeos, podcasts e postagens em geral nas redes sociais.

Neste mês, o material aborda a importância de ensinar crianças e jovens sobre a segurança no trânsito. Há dicas sobre o uso correto do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças, o respeito à faixa de pedestres, o uso da seta pelos motoristas ao fazerem conversões à direita e à esquerda, os perigos advindos da mistura entre álcool e direção, o respeito à sinalização de trânsito, etc.

Além do conteúdo virtual, estão previstas para a próxima semana ações práticas, como atividades em creches municipais. Assim que essas atividades estiverem definidas, serão divulgadas pela Prefeitura.

Além de focar nesse tipo de orientação, a campanha aborda a necessidade de que os adultos se comportem de forma a dar o exemplo. Afinal, como defendem os organizadores da campanha, as crianças podem aprender de forma mais eficiente enquanto observam o comportamento dos adultos no trânsito.

“Além de adquirirem esse conhecimento sobre o comportamento dentro do trânsito, as crianças também transmitem esse conhecimento e fiscalizam a ação dos pais na direção do veículo, e o comportamento de seus entes próximos enquanto atravessam uma via”, observa o coordenador municipal de Trânsito, Tiago Barros.

“Isso acaba sendo um elemento multiplicador desses ensinamentos sobre educação para o trânsito. Uma criança bem instruída será um bom pedestre, um ciclista prudente e um condutor exemplar. Daí a importância de se ensinar às crianças”, diz Tiago.