A campanha municipal de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes “Escutar é Proteger” chegou à zona rural do município por meio de ações realizadas pelo Centro de Referência de Assistência Social Rural (Cras Rural) em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Rural (Creas Rural) .

As ações foram realizadas em Veredinha, Itapirema, José Gonçalves, Dantilândia e São Sebastião, com pequenos grupos, onde foram debatidos temas como a diferença entre abuso sexual e exploração sexual, sinais de violência, alerta para os pais e como denunciar essa situação.

“Devido à dificuldade com a internet em algumas localidades, optamos por realizar as ações de forma presencial, mas sempre respeitando o distanciamento e o uso de máscara nos locais de encontro. Entendemos que mesmo com toda dificuldade da pandemia, por ser um tema de muita importância e prioritário para equipes e para o Governo Municipal, não poderíamos deixar de conversar com a comunidade rural”, explicou a gerente do Cras Rural, Carla Mascarenhas.

Durante os encontros, as equipes dos Creas Rural e do Cras também aproveitaram para levar informações sobre os serviços ofertados pelas unidades e também de reforçar a importância de denunciar as situações de violência contra crianças e adolescentes pelo Disque 100, ou pra o Conselho Telar Rural pelo telefone: 77 3420-8955.

Suely, vai ficar mais atenta à sua filha de 11 anos

Em Dantilândia, Suely Barbosa, de 41 anos, que tem uma filha de 11 anos participou da reunião e gostou muito do tema abordado. “Agora, depois desta palestra aqui, eu vou ficar mais atenta ao comportamento da minha filha, ela está ficando adolescente e o cuidado deve ser dobrado”, explicou Suely.