Com uma intensa programação durante o último mês, a campanha do Maio Materno foi encerrada na última segunda-feira (31), com uma ação, feita pela Atenção Básica, na Associação de Moradores da Urbis VI para as gestantes e puérperas atendidas pela unidade de saúde do bairro.

A campanha foi iniciada no dia 3 de maio, com uma semana de diversas ações no Shopping Conquista Sul para as gestantes e puérperas, e no decorrer do mês de maio, 55 equipes de saúde da Atenção Básica intensificaram as ações nas unidades, afim de sensibilizá-las sobre a importância do pré-natal e assistência nos serviços da rede municipal. Somente nas ações desenvolvidas nas unidades de saúde foi alcançado um público de, aproximadamente, 700 mulheres.

 

Completando a programação do mês, os profissionais que atuam rede de Atenção Primária à Saúde, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, participaram de qualificações Materno Infantil. Além disso, a Secretaria de Saúde realizou lives nos canais oficiais da Prefeitura para abordar diversos assuntos ligados aos cuidados na gestação e puerpério.

A campanha é uma das estratégias da Rede Cegonha, formada por representantes da Rede Municipal de Saúde, e tem a participação dos serviços da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), Centro de Apoio e Atenção à Vida (CAAV) e unidades de Proteção Social Básica (CRAS).

“Foi uma campanha muito bonita, abraçada por vários setores que demonstraram que o cuidado às gestantes e puérperas é prioridade na agenda de políticas públicas do nosso município”, destacou Gislany Fontes, coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Atenção Básica. A Diretora de Atenção Básica, Camila Ribas, também avaliou positivamente o Maio Materno10: “Tivemos uma receptividade muito grande do público alvo de gestantes e puérperas, além de um retorno muito bom das nossas equipes de saúde da família, que abraçaram a causa e realizaram ações brilhantes com as nossas gestantes e puérperas”.

A campanha Maio Materno veio para ficar no calendário anual de eventos de Vitória da Conquista. A Diretora de Atenção Básica contou ainda que a proposta da campanha, que foi organizada e realizada de forma inédita pela Prefeitura, será levada à Câmara de Vereadores para ser feita todos os anos.