Educação
Postado em 16 de maio de 2025 as 15:03:09
Começou no mês de abril e segue até 30 de maio, o Projeto Vacinação nas Escolas, uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Durante este período, equipes das unidades de saúde estão visitando as escolas dos bairros para vacinar alunos e professores. O objetivo é conscientizar sobre a importância da imunização e prevenção de doenças. Cada escola desenvolveu seu calendário. Na Escola Municipal José Mozart Tanajura, a vacinação acontece às quintas-feiras no período vespertino e nas sextas-feiras no período matutino.
Para as crianças menores de seis anos está sendo observada as que fazem parte da caderneta de vacinação para atualização e as de grupo prioritário de campanhas, atualmente influenza. Esta é disponibilizada para os professores por pertencer também aos grupos prioritários. Para os alunos até 15 anos são aplicadas as de rotina.
- Érica
- Analisando a caderneta de vacinação dos alunos
A vacinação das crianças acontece mediante autorização dos pais. A enfermeira da Unidade de Saúde do Vila América, Érica Pontes, esteve nessa quinta-feira (15), na Escola Municipal José Mozart Tanajura. Estava programada a vacinação para os alunos do primeiro ano, entretanto, não foi necessária, porque ao analisar as cadernetas de vacinação dos alunos, Érica constatou que todas estavam devidamente atualizadas.
- Érica e Renata
- José Roberto
O diretor José Roberto Amaral Ferreira destacou que sempre teve uma parceria com o posto em eventos relacionados à saúde na escola. “Fomos procurados pela gerente, para usar este espaço. Comunicamos aos pais. Hoje, a vacinação seria para alunos de 6 e 7 anos. Graças a Deus, a caderneta deles já está com a vacinação em dia”.
Professora do 1º ano, Renata Dutra Queiroz da Silva aproveitou a oportunidade para tomar a vacina contra influenza. “Interessante conscientizarmos as crianças e familiares sobre a importância de se manter seguro porque a vacina é uma das portas de entrada para a proteção do nosso corpo”. Ela destacou que “nós, como profissionais, precisamos aproveitar esta grande oportunidade de estar no ambiente de trabalho e influenciarmos pela prática. Isso é importante. Parabéns por esta iniciativa!”.