Mais de 240 localidades serão visitadas

Desde o dia 1º de setembro, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Campanha de Vacinação contra Raiva. Estão sendo vacinados, na etapa inicial, cães e gatos da zona rural do município. Na primeira semana, aproximadamente cinco mil animais foram vacinados nas 53 localidades visitadas pelas equipes de imunização.

A vacina contra a raiva é aplicada em dose única. A campanha anual contribui para que a Bahia, há 10 anos, não registre nenhum caso de raiva humana. “Na Bahia, desde 2004, não são registrados casos de raiva humana e, desde 2009, não ocorre nenhum caso de raiva em animais”, esclareceu o médico veterinário da Vigilância Epidemiológica, Luís Cláudio Moura.

João Francisco

Até o dia 30 de setembro, mais de 240 localidades serão visitadas. O distrito de Capinal foi um dos locais que já foram beneficiados com a visita. Na oportunidade, o morador, Joaquim Francisco dos Santos, fez questão de levar seus cachorros para vacinar .“Todo ano, a Prefeitura vem aqui vacinar os animais da região e isto é muito importante, porque a gente fica despreocupado quanto à possibilidade dos nossos animais adoecerem por causa dessa doença”, comentou.

Sobre a doença – A raiva é uma encefalite viral grave transmitida por mamíferos. Como não existe tratamento específico para a doença, em 100% dos casos ocorre óbito. O vírus da raiva pode estar presente nos meios urbano e rural.