Nesse sábado, 21 de setembro, os donos de cães e gatos têm um compromisso marcado com a saúde dos seus animais de estimação. É o dia D da campanha de Vacinação contra Raiva promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde. A vacinação ocorrerá nas unidades de saúde da zona urbana e do Simão, além de praças e escolas do município, das 8h às 17h.

Vitória da Conquista possui mais de 47 mil cães e 10 mil gatos. Durante a campanha, a meta é vacinar 80% desses animais, o que corresponde a pouco mais de 46 mil animais, sendo que, neste ano, serão vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. A Secretaria de Saúde recomenda que os animais sejam conduzidos por adultos.

Na zona rural, a campanha será realizada por três equipes volantes de vacinação durante o período de 23 de setembro até 21 de outubro, seguindo um cronograma que será divulgado pelas equipes de saúde locais.

Para aqueles que não aproveitarem o dia D de campanha na zona urbana, a vacina vai estar disponível na Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos, localizada na Av. Frei Benjamim, bairro Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A Secretaria de Saúde salienta que não serão disponibilizadas vacinas para que sejam levadas para casa.

Sobre a doença – A raiva é uma encefalite viral grave transmitida por mamíferos. Como não existe tratamento específico para a doença, em 100% dos casos ocorre óbito. O vírus da raiva pode estar presente no meio urbano e rural.

Confira a lista com os locais de vacinação.