A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, destinada a crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), começa nesta próxima segunda-feira (27) e segue até 14 de junho. A vacina está disponível em todas as salas das unidades de saúde das zonas urbana e rural do município, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Já o dia D de mobilização nacional será realizado em 8 de junho (sábado). A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças dessa faixa etária, estimada em 24.328 em Vitória da Conquista. As crianças menores de um ano terão o cartão de vacina avaliado pela equipe de vacinação.

Nesta campanha, serão utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, e a inativada poliomielite (VIP). “A vacinação neste momento é muito importante, pois o Ministério da Saúde está fazendo o processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina VOP de gotinha, para apenas um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa mudança será feita gradualmente, no 2º semestre de 2024, e a partir daí, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP”, explicou a coordenadora de Imunização do município, Mariana Fernandes.

A poliomielite é uma doença grave que causa a paralisia flácida e, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Por isso, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994, mas, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

Os pais e responsáveis devem levar a criança até a unidade mais próxima de casa, com documentos e caderneta de vacina em mãos, para garantir a vacinação.