A equipe do Módulo de Educação Ambiental estará em mais três escolas municipais; na primeira semana, cerca de 600 pessoas tiveram acesso às informações

A fim de celebrar o Dia da Água, data comemorada mundialmente no dia 22 de março, a Prefeitura de Vitória da Conquista promove, durante o mês, uma campanha de conscientização em escolas da Rede Municipal de Ensino. Somente na primeira semana da iniciativa, aproximadamente 600 pessoas tiveram contato com o conteúdo informativo levado pela iniciativa. “Na verdade, foram superadas todas as expectativas”, resume Ludmila Araújo, coordenadora do Módulo de Educação Ambiental, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A expectativa de agora em diante, segundo Ludmila, é prosseguir com as atividades e levar a campanha a outras unidades de ensino. Para a próxima semana, já estão incluídas na programação as escolas municipais São Cristóvão, no loteamento Cidade Modelo (dia 25, das 14h às 17h), Batista Peniel, no Bruno Bacelar (dia 26, das 8h às 11h, e 27, das 14h às 17h) e Mário Batista, na Urbis I (dia 28, das 8h às 11h).

Durante os encontros com os alunos, a equipe trata de questões como a disponibilidade e a quantidade da água, além de usos múltiplos e orientações sobre o consumo racional desse recurso natural. “E sempre contextualizando com a nossa realidade local”, explica Ludmila.

Trabalho permanente – O trabalho de conscientização é feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente durante o ano inteiro. Os temas variam, embora sempre abordem elementos específicos que compõem o assunto geral – a preservação do meio ambiente como um todo. A equipe do Módulo de Educação Ambiental costuma realizar visitas domiciliares, nas quais mantém contato direto com os moradores e lhes informa sobre o assunto. O principal filão, no entanto, são as atividades com os alunos das escolas municipais. “Eles absorvem as informações e se tornam adultos conscientes. Além disso, as crianças agem como multiplicadoras”, acrescenta Ludmila.

Hudson Castro

Alerta e orientação – Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Hudson Castro, a objetivo do Governo Municipal, ao promover a campanha de conscientização sobre o uso da água, foi instruir a população sobre a importância de que a economia de água seja feita em tempo integral, e não apenas nos momentos em que há fornecimento limitado desse produto. “O papel do Governo Municipal é alertar, orientar para que as pessoas estejam atentas quanto a isso”, afirma Castro. “É para que os nossos filhos e netos não sofram com a questão da falta de água”.

Saiba mais – Localizado na Serra do Periperi, o Módulo de Educação Ambiental foi criado para promover a conscientização, por meio da mobilização da comunidade para o equilíbrio do bem ambiental. Além disso, oferece apoio a pesquisas nos espaços ambientais da cidade e na realização de cursos e eventos, apoio e parcerias em projetos acadêmicos e visitas ecoturísticas aos espaços ambientais protegidos do município. O Módulo abriga ainda uma Sala Verde em convênio com o Ministério do Meio Ambiente e uma Biblioteca Ambiental, que atende a estudantes das redes pública e privada, além de universitários.