A campanha Janeiro Roxo, mês dedicado ao combate e prevenção à hanseníase, foi encerrada nesta terça-feira (31), com um café da manhã no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (CMPDS) para os pacientes atendidos pelo serviço e seus familiares.

Na oportunidade, a equipe do serviço fez uma avaliação dos contatos dos pacientes e realizou uma pequena palestra educativa na sala de espera, desmitificando a doença a partir de informações seguras.

Mesmo com o mês de campanha finalizado, o combate à doença é permanente. “O intuito foi integrar as ações do serviço com os pacientes, trazê-los para perto, para que sejam multiplicadores dessas informações sobre a doença, da suspeição, reforçando esse serviço que é porta aberta para as pessoas com suspeita de hanseníase”, destacou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica (Viep) do município, Amanda Maria Lima.

Na atividade de hoje, dois médicos que atuam em unidades de saúde da Atenção Básica foram convidados para conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe do CMPDS e contribuir na integração entre os serviços. Juntamente com a médica dermatologista, Crysthiane Valera, eles puderam conhecer os pacientes, avaliar as manchas e fazer o diagnóstico da doença.

Ainda segundo a coordenadora, a campanha chegou ao final com um saldo muito positivo, pois muitas pessoas buscaram o serviço, seja por meio de contatos de pessoas com hanseníase, por demanda espontânea ou por encaminhamentos das unidades de saúde e de serviços privados. “Hoje, a maior ferramenta para falarmos de hanseníase são os canais de comunicação e a busca ativa. Nessa campanha, trabalhamos justamente com a divulgação do serviço e a capacitação dos profissionais, deixando esse canal aberto para integrar essa rede de cuidado”, finalizou Amanda.