Encerra nessa sexta-feira, 5, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, doença mais conhecida como paralisia infantil. Segundo informações do Programa Nacional de Imunização/PNI, em Vitória da Conquista, até o dia 28 de julho, foram vacinadas 18.358 crianças, o que representa 81,25% do público alvo da campanha.

Pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças com idade entre seis meses e cinco anos para vacinar, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, portando a caderneta de vacinação da criança para garantia da dose.

Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite. A doença deve ser evitada  por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

Informações: Ministério da Saúde