Campanha destaca a importância da amamentação e da doação de leite ao Banco de Leite do Hospital Esaú Matos

A programação do Agosto Dourado – mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno – não para. Na tarde da última quarta-feira (14), a campanha promoveu um encontro com mães e gestantes na Unidade de Saúde do Bairro Conveima. A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Banco de Leite do Hospital Esaú Matos.

Na ocasião, as mães e gestantes receberam dos profissionais orientações relacionadas a manutenção de uma alimentação saudável, que favoreça o período de aleitamento dos bebês, bem como a sensibilização quanto a doação de leite excedente ao Banco de Leite do Hospital Esaú Matos. Na oportunidade, também foi realizado o cadastro de mães doadoras para o Banco de Leite.

Encontros como esse foram marcados em algumas Unidades de Saúde pontuais do município dentro da programação da campanha. O intuito é “falar sobre o tema da campanha, ressaltar a importância da amamentação e preparar não só as gestantes para depois do nascimento da criança, mas também toda a família, já que o tema desse ano frisa a questão do cuidado como um todo ao redor da mãe que está amamentando”, explica Jaqueline Kluge, coordenadora da Vigilância Alimentar Nutricional.

Simone Santos Barbosa, grávida do seu segundo filho, foi uma das gestantes presentes no encontro e aproveitou para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto durante a conversa. “Eu sou mãe pela segunda vez, na primeira eu não consegui amamentar minha filha e é um sonho conseguir fazer o aleitamento nos primeiros meses. Nessa palestra eu aprendi muita coisa, principalmente que a gente tem que estar bem disposta, descansada e se alimentar bem para oferecer o melhor para o bebê. E agora já sei também que se eu precisar de qualquer ajuda o Banco de Leite vai me apoiar. Eu também pretendo doar o leite que sobrar, porque na última gravidez eu jogava muito leite fora, falar isso chegou a doer a minha alma. Mas eu já sei como armazenar para doar”, conta Simone.

Celma Corina, mãe de primeira viagem do seu filho de apenas quatro meses de vida, também estava atenta às orientações dos profissionais e conta que reconhece a importância do aleitamento. “Eu planejo amamentar o meu filho até os seis meses, como é o indicado. Até agora ele só mama e eu sei que isso é suficiente e ajuda a proteger ele de várias doenças”, afirma.

Mais Ações – Além de passar orientações e tirar dúvidas, os encontros nas Unidades de Saúde também visam convidar as mães e gestantes para o grande dia da campanha no Município, o Dia do Mamaço, que vai ser realizado no próximo sábado, 24, no estacionamento do Shopping Boulevard. No evento serão promovidas oficinas e serviços voltados para mães e gestantes, desde cuidados com a saúde a serviços ligados a estética e bem-estar, como design de sobrancelhas, massagem e limpeza de pele.

O Agosto dourado ainda vai contar com a apresentação do teatro Lambe Lambe para mães e acompanhantes internadas do Hospital Esaú Matos, no dia 22 à tarde e, no dia 29, uma apresentação do Coral do Instituto Cathalá no Auditório e, à tarde, o Chá Dourado com as mães, encerrando a programação.