Na manhã desta terça-feira, 20, Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, ocorreu a Caminhada Conquista é da Paz e Combate ao Racismo. A caminhada faz parte do cronograma de atividades do Novembro Negro que visa ao debate e reflexão sobre a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, começou no dia 17 com a Caminhada das Comunidades Quilombolas e segue até o dia 1º de dezembro.

Diego Pereira

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, destacou a importância dessa data comemorativa. “O dia 20 de novembro é uma data significativa e especial, porque além de comemorar um dia importante, do ponto de vista histórico, também é uma oportunidade para trabalhar ainda mais a questão do combate à desigualdade racial”, assegurou.

Para o estudante e representante de comunidade quilombola, Diego Pereira, a comemoração do dia 20 de novembro deve durar o ano inteiro. “Hoje é um dia muito importante para a gente e esperamos que as

Flávio Passos

pessoas que estão de fora se atentem para as nossa causas e percebam que não temos só um dia no ano, temos o ano inteiro para mostrar a nossa importância histórica”, destacou.

Márcia da Cruz

De acordo com o assessor técnico de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria, Flávio Passos, as atividades fazem referência a importantes líderes do país. “Essa comemoração é a memória de duas grandes lideranças da história da resistência do povo negro: João Cândido e Zumbi dos Palmares, e é importante para mostrar que a população negra está mobilizada em torno de uma sociedade sem racismo”.

Para a estudante quilombola, Márcia da Cruz, o momento é uma oportunidade para reforçar a luta pela igualdade racial. “Acho maravilhoso poder comemorar esses dia com essas atividades que acontecem o ano todo, e mostrar para as pessoas que a nossa luta pela igualdade está aí, que continua firme”.