A Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil se encerra nesta semana em todo o país. Os pais ou responsáveis têm até a sexta-feira, 21, para levar as crianças de 6 meses a menores de 5 anos para tomarem a vacina. Segundo informações do Programa Nacional de Imunização (PNI), até o dia 14 junho de 2013 foram vacinadas em Vitória da Conquista 12.772 crianças, o que equivale a 56,53% do público alvo da campanha.

Pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças para vacinarem devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando a caderneta de vacinação da criança para garantia da dose.

Com apenas duas gotinhas seu filho ficará protegido contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A vacina é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ainda não existe tratamento para a poliomielite e a prevenção se dá somente por meio da vacinação.