Desenvolvimento Social
Postado em 26 de março de 2013 as 12:07:21 e atualizado em 28 de março de 2013 as 13:00:57
Os moradores dos empreendimentos América Unida e Europa Unida, que fazem parte do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida em Vitória da Conquista, vivenciaram um domingo diferente com o Dia D da Ação Social. Realizada no último dia 24, a atividade é promovida pela Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal, a empresa Diretrizes Consultoria e as associações locais de moradores, e faz parte do cumprimento de uma determinação dos contratos referentes ao programa, que estabelece uma porcentagem do valor do empreendimento a ser investida em atividades sociais.
O objetivo do Dia D é permitir que os novos moradores, recém-reunidos nos empreendimentos do programa, recebam orientações básicas sobre a convivência em comunidade e tenham acesso aos serviços de assistência social. “Temos essa preocupação com a habitação popular, mas também nos preocupamos em continuar fazendo esse trabalho de apresentar os programas municipais, no sentido de melhorar a vida dos moradores do bairro”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício.
Durante toda a manhã, foram disponibilizados aos moradores diversos serviços, como corte de cabelo, manicure e informações referentes aos cursos do Pronatec, da Habitação Popular, Bolsa Família. Houve ainda sorteio de brindes, distribuição de mudas, exibição de filmes infantisetc.
Também foram apresentados serviços de saúde, prevenção à violência contra a mulher, capoeira, atividades recreativas, além da mobilização do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). “Nós estamos aqui apresentando para a comunidade os serviços que o CRAS possui, que são atividades voltadas para o fortalecimento de vínculo familiar e direcionadas às famílias vulneráveis que estejam cadastrados no Centro”, comentou a coordenadora do Cras Nova Cidade, Carla Mascarenhas.
Para a diretora da Diretrizes Consultoria, Cristiane Almeida, o Dia D “resume a responsabilidade social e ambiental, participação cidadã, acesso às políticas públicas e inclusão social”.
Dia 07 de abril, será a vez do Vila Bonita e Vila Sul receberem a comitiva do Dia D.