Os moradores dos empreendimentos América Unida e Europa Unida, que fazem parte do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida em Vitória da Conquista, vivenciaram um domingo diferente com o Dia D da Ação Social. Realizada no último dia 24, a atividade é promovida pela Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal, a empresa Diretrizes Consultoria e as associações locais de moradores, e faz parte do cumprimento de uma determinação dos contratos referentes ao programa, que estabelece uma porcentagem do valor do empreendimento a ser investida em atividades sociais.

O objetivo do Dia D é permitir que os novos moradores, recém-reunidos nos empreendimentos do programa, recebam orientações básicas sobre a convivência em comunidade e tenham acesso aos serviços de assistência social. “Temos essa preocupação com a habitação popular, mas também nos preocupamos em continuar fazendo esse trabalho de apresentar os programas municipais, no sentido de melhorar a vida dos moradores do bairro”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício.

Durante toda a manhã, foram disponibilizados aos moradores diversos serviços, como corte de cabelo, manicure e informações referentes aos cursos do Pronatec, da Habitação Popular, Bolsa Família. Houve ainda sorteio de brindes, distribuição de mudas, exibição de filmes infantisetc.

Carla Mascarenhas, coordenadora do Cras Nova Cidade

Também foram apresentados serviços de saúde, prevenção à violência contra a mulher, capoeira, atividades recreativas, além da mobilização do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). “Nós estamos aqui apresentando para a comunidade os serviços que o CRAS possui, que são atividades voltadas para o fortalecimento de vínculo familiar e direcionadas às famílias vulneráveis que estejam cadastrados no Centro”, comentou a coordenadora do Cras Nova Cidade, Carla Mascarenhas.

Para a diretora da Diretrizes Consultoria, Cristiane Almeida, o Dia D “resume a responsabilidade social e ambiental, participação cidadã, acesso às políticas públicas e inclusão social”.

Dia 07 de abril, será a vez do Vila Bonita e Vila Sul receberem a comitiva do Dia D.