Começou nesta terça-feira (09), o cadastramento de gatos e cachorros, fêmeas e machos, que estão sob a responsabilidade de tutores que trabalham com materiais recicláveis e que desejam a castração dos seus animais. Até o dia 19 de janeiro, os responsáveis podem procurar o Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), localizado na Avenida Brumado, nº 743, no bairro Ibirapuera, com o RG, comprovante de residência e algum documento que comprove o trabalho com recicláveis. A comprovação pode ser feita por meio de nota de pagamento, documento de compra e venda ou um atestado de vinculação a alguma associação dedicada ao setor, ou qualquer outro documento que valide a situação do catador de reciclagem.

Realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), dessa vez a campanha de castração vai beneficiar os animais de catadores. De acordo com a secretária Ana Claúdia Passos, a castração é fundamental para diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas.

Depois do cadastramento, a equipe do Casa vai agendar as cirurgias e os tutores vão receber as orientações para o pré e o pós-operatório dos pets. A secretária também destaca que o objetivo da campanha é atender o maior número possível de animais e dar suporte àquelas pessoas que não podem pagar por esse procedimento. O Casa também oferece a castração gratuita aos animais que pertencem a pessoas em situação de rua.