Representantes da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav) participaram na manhã dessa quinta-feira, 27 de março, na Câmara Municipal de Vereadores de uma Sessão Especial em homenagem às comemorações pelos 15 anos do Caav. O reconhecimento foi uma indicação do vereador Coriolano Moraes.

Durante a sessão, a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, que representou o prefeito Guilherme Menezes, lembrou a importância do serviço criado em 1999. “Ao longo desses anos foram muitas vitórias alcançadas e a maior delas sem dúvida foi ter alcançado índice zero de transmissão vertical, o que significa que nenhuma criança nasce em nossa cidade com o vírus da aids desde 2007”, ressaltou Márcia Viviane.

Maristela Menchinn

Representando a Associação Renascer e os usuários do Caav, Maristela Menchinn, que há 20 anos convive com o vírus da aids, falou da importância do serviço para sua vida. “Hoje os usuários também têm muito a comemorar por nossa cidade ser uma das únicas no país que possui o serviço completo de atendimento a pessoa com HIV/aids. Parabenizo a todos que fazem parte do Caav”, destacou Maristela.

O vereador Coriolano Moraes fez questão de destacar a importância do serviço para o Município. “Este é um serviço que se tornou referência em atendimento para Bahia e para o Brasil, por isso devemos zelar e defende-lo sempre, pois ao longo destes anos o seu principal objetivo foi atender de forma humanizada a todos que buscaram o seu apoio”, observou Coriolano.

Jaciara Mendes

Representando os funcionários, a coordenadora do Caav, Jaciara Mendes, fez uma breve apresentação do serviço que, além de ser referência para o atendimento de pessoas com HIV/aids, atende pessoas com Doenças Sexualmente Transmissível, hepatites virais, vírus T-linfotrópicos humanos (HTLV) e crianças com doenças congênitas como toxoplasmose e sífilis. “Para nós este é um momento de alegria, de refletir o que já fizemos e estabelecer metas para aquilo que desejamos alcançar”, lembrou Jaciara.

Também participou da sessão o vereador Ricardo Babão.