Durante toda a semana, o CAAV (Centro de Atenção e Apoio à Vida) intensificará a realização do teste HTLV I e II e está convocando toda a população para que se dirija até o Centro para realizar o teste que é gratuito. O objetivo da iniciativa é a prevenção e o combate do vírus e para lembrar o dia 28 de Setembro, data que marca as ações de enfrentamento ao contágio do vírus.

Segundo a coordenadora do CAAV, Riviane Santana, os HTLV são retrovírus linfotrópicos da mesma família do HIV, e infectam a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo. Ela explica: “este vírus foi isolado, na década de 80, no portador de um tipo raro de leucemia e representa um problema de saúde pública, infectando entre 15 e 20 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2,5 milhões no Brasil”. As informações são do VIII Simpósio Internacional Sobre HTLV no Brasil que dão conta, ainda, de que o HTLV encontra-se presente em todas as regiões brasileiras, mas com maior prevalência no estado da Bahia.

Sobre o HTLV – Apenas 5% das pessoas infectadas pelo HTLV desenvolvem problemas de saúde relacionados com o vírus, sendo que nesses casos, instalam-se quadros neurológicos degenerativos graves e de leucemias e linfomas. A infecção pode ocorrer sem a apresentação de sintomas. Sua transmissão é através do contato com sangue ou outros fluidos corporais de uma pessoa infectada, através de:

– Relações sexuais desprotegidas (sem o uso consciente do preservativo masculino e feminino em todas as relações sexuais);

– Transmissão da mãe para o filho durante o parto e/ou ao amamentar;

– Uso compartilhado de seringas, agulhas e alicates de unhas.

Por isso, é de grande importância que todos compareçam ao CAAV para realizar o exame. Prevenção é a palavra–chave.