Aumentar o acesso da sociedade, em especial das manicures e pedicures, às formas de prevenção das hepatites virais, de modo a estimular e fortalecer práticas seguras no ambiente de trabalho. Foi com essa finalidade que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav) Dr. Davi Capistrano Filho, promoveu na manhã desta segunda-feira, 30, o primeiro curso sobre Prevenção de Hepatites Virais.

“A hepatite é uma doença grave, silenciosa e é transmitida, em alguns casos, por alicates e outros materiais dos salões de beleza, por isso a informação é importante, ela promove a prevenção”, explicou a coordenadora do Caav, Jaciara Mendes Silva, ao se referir sobre o motivo de o Centro promover tal capacitação.

Elisângela Santos

Consciente disso, assim que recebeu o convite do Caav, a manicure Elisângela Santos Sousa fez questão de participar da capacitação e aprovou a iniciativa. “Achei muito importante e esclarecedor. Muito boa esta capacitação. Quem não veio, perdeu, pois recebemos muitas dicas hoje. Eu gostei demais”, comentou.

Durante a capacitação, as participantes aprenderam que usar luvas e materiais descartáveis, toalhas individuais para cada procedimento, esterilizar os instrumentos em autoclaves ou estufas são medidas simples e que podem livrar o ambiente de trabalho das hepatites virais. “A nossa proposta é fazer este curso com os profissionais de todos os salões da cidade”, contou Jaciara.

Sobre a doença – As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, podendo ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais perfurocortantes contaminados, como alicate de unha. São cinco os principais tipos: A, B, C, D e E.

As hepatites, geralmente, não apresentam sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Muitas vezes, a pele e os olhos ficam amarelados, a urina fica escura e as fezes mais claras.
Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são tão importantes.