Ao longo desta semana, o Centro de Atenção À Vida (CAAV) desenvolveu uma série de atividades de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), na Policlínica Regional, Fundação Educacional de Vitória da Conquista (Famec) e na Escola Municipalizada Fernando Spínola.

As ações foram direcionadas, principalmente, ao público mais jovem com testagem para diagnosticar as IST’s e promover atividades educativas sobre práticas sexuais seguras, além de divulgar o trabalho desenvolvido pelo CAAV e os serviços ofertados gratuitamente à população.

A equipe do CAAV realizou também testagens para detecção de Hepatites B e C e outras IST’s, palestras sobre as formas de prevenção e a incidência das infecções na adolescência, além de apresentar as formas de prevenção combinada com a a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), indicada e utilizada antes da exposição sexual, e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), usada após uma exposição sexual com indicação de prevenção do HIV.

De acordo com a coordenadora do CAAV, Riviane Santana, a programação de atividades nas escolas e empresas foram retomadas nesse segundo semestre. “Nós voltamos com tudo e o nosso foco, para além de todas as atividades que são feitas na rotina do Caav, tem sido justamente chegar no público mais jovem, de adolescentes, porque mundialmente as infecções têm atingido mais esse público e aqui no município, o cenário não é diferente. Por isso, a gente tem buscado parcerias para ocuparmos esses espaços”, afirmou Riviane.