Nessa quinta-feira, 9, os moradores dos bairros Nenzinha Santos e Bruno Bacelar participaram de mais uma plenária do Orçamento Participativo, que aconteceu na Escola Municipal Zica Pedral. Inúmeras reuniões já aconteceram até o momento e cada dia a participação popular se torna mais efetiva, para discutir e contribuir para a aplicação dos recursos do Governo Municipal na cidade de Vitória da Conquista.

A Prefeitura busca inserir a participação da população nas decisões sobre os gastos dos recursos municipais e, por meio dessa parceria com o povo, a administração tem conseguido grandes conquistas. “Eu sempre afirmei nas plenárias em que estou presente que a população é a melhor conhecedora dos problemas enfrentados nas suas comunidades, por isso se torna tão importante a sua participação nas reuniões, para trazer suas demandas e nos ajudar a definir as obras de mais prioridade. Essa escola, Zica Pedral, é fruto da participação da população no OP, e o Bruno Bacelar é um dos bairros que mais receberam investimentos do Prefeitura nos últimos anos”, explicou o secretário de Governo, Edwaldo Alves.

Jandira Cardoso

Dona Jandira Cardoso é moradora do Bruno Bacelar há 18 anos e é secretária da Associação de Moradores. Atuante no Orçamento Participativo há muitos anos, a moradora afirma que o OP transformou sua maneira de pensar. “Com o OP, comecei a entender e acreditar que ele é o único espaço para debatermos nossas reivindicações. Ao longo dos anos, conseguimos muitas melhorias para o bairro, a exemplo da Creche Zilda Arns e da Escola Zica Pedral. Isso é um orgulho imenso para todos nós. Sempre digo aos meus colegas para participarem dos encontros porque é assim que somos ouvidos e atendidos”.

Carlito Lourenço

“Isso é importante demais para o povo. É uma maneira de nos aproximarmos doGoverno, colocar as nossas necessidades e ter a resposta. A Administração Municipal tem realizado muitas obras, reconhecemos, mas muitas demandas ainda precisam ser feitas, e o OP é a oportunidade que temos para lutar por elas”, disse o morador Carlito Lourenço de Souza, 64 anos, que há 16 anos habita no bairro Nenzinha Santos.

Lourivaldo de Jesus Silva

“É uma grande satisfação recebermos uma plenária do OP aqui no bairro. Esse instrumento de participação já conseguiu melhorar a vida de muitas pessoas. Tudo isso graças a esses espaços de discussões que têm contribuído com a realização de obras, que têm um efeito muito grande na vida da população. Eu fico muito feliz de ter participado de todas as reuniões do Orçamento Participativo e me lembro muito bem da primeira delas que foi o posto de saúde do Bruno Bacelar”, afirmou o morador do Bruno Bacelar, Lourivaldo de Jesus Silva.