Iniciado ontem (19) na Urbis V, bairro Zabelê, o Programa Brilha Conquista – 100% LED vai substituir todas as lâmpadas em vapor de sódio que hoje iluminam a cidade e os 11 distritos da zona rural. Cerca de 30 mil luminárias se somarão às mais de oito mil já existentes, tornando Vitória da Conquista uma das mais bem iluminadas da Bahia.

A Urbis V já tem várias luminárias novas em LED iluminando as ruas

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), que está à frente do programa, a substituição completa deve durar entre oito meses e um ano. A contratação do Consórcio SPE Iluminação foi feita por cinco anos, com base na nova lei de licitações, a Lei nº 14.133, em vigor desde 1º de abril de 2021. O investimento estimado em R$ 13 milhões anuais é destinado à locação e à manutenção dos equipamentos.

Ainda segundo a Sesep, os recursos são provenientes da Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip), tributo incluído nas contas de energia elétrica e repassado pela Coelba para a Prefeitura, que investe o montante no custeio da instalação e manutenção da iluminação pública no município.

Luminárias começaram a ser instaladas ontem (19)

Mais economia e luminosidade

As lâmpadas de LED garantem uma economia de aproximadamente 50% em relação aquelas em vapor de sódio. Além disso, possuem vida útil mais longa, por volta de 100 mil horas, enquanto as outras duram cerca de 20 mil horas. Isso significa que o dinheiro do Município e do contribuinte será economizados por haver menor necessidade de manutenção e de substituições nos pontos de luz.

Em termos de intensidade da iluminação, as luminárias de LED possuem temperatura de cor avaliada em 4 mil k, dentro do limite de 5 mil k estabelecido pela Organização Internacional da Saúde (OMS), o que evita possíveis efeitos danosos aos seres humanos e ao meio ambiente em geral.

Um dos fatores que tornam as lâmpadas LED mais luminosas é que elas têm 160 lúmens por watt – bem mais que os 60 lúmens por watt que as lâmpadas em vapor de sódio podem oferecer. O feixe de luz emitido por cada lâmpada de LED é mais abrangente e unidirecional que as lâmpadas atuais. No que se refere à potência da LED, varia entre 30 e 150 watts, a depender da necessidade da via em que a luminária será instalada.

Aplicativo

Pelo contrato entre a Prefeitura e o Consórcio SPE Iluminação, a manutenção das novas luminárias será da empresa durante os primeiros cinco anos de funcionamento do novo sistema de iluminação pública. Também é esse o período de garantia dos novos equipamentos.

Para agilizar o acompanhamento do novo parque luminotécnico de Vitória da Conquista, a empresa disponibilizou um aplicativo também chamado Brilha Conquista, que já está disponível gratuitamente para todos os tipos de smartphone. Por meio do aplicativo, as pessoas poderão informar à empresa, em tempo real, demandas como problemas técnicos ou a necessidade de substituição de alguma luminária.