Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 7 de junho de 2018 as 10:02:59
É junho em Vitória da Conquista e os festejos juninos estão batendo à porta! O inverno ainda não chegou, mas já dá para sentir as baixas temperaturas variando de 12 °C a 20 °C. Pelo visto não é só o friozinho típico da região que anuncia uma das festas mais amadas pelos nordestinos, como também algumas mudanças no visual de alguns pontos da cidade.
Para tornar este período do ano aconchegante e acolhedor para os conquistenses e visitantes, a Prefeitura Municipal resolveu colocar a cidade no clima junino com bonecos gigantes temáticos, semelhantes aos famosos “Bonecos de Olinda”, em vias movimentadas da cidade, anunciando que o São João está vindo a todo vapor.
Os amigos João Barbosa e Marco Roberto, ambos de 14 anos, estavam passando pela Avenida Brumado quando viram a decoração temática.
João elogiou a iniciativa. Ele disse que se enche de alegria com a celebração do São João, que é uma festa importante para a cidade e o nordeste do país. “A Prefeitura está fazendo um bom trabalho para a comemoração do São João”, disse.
Já o seu amigo Marco, afirmou estar animado para os festejos juninos, sobretudo por conta das comidas típicas e da decoração que torna a cidade mais bonita.
Até quem é de fora veio para cidade aproveitar o período festivo. Este é o caso do locutor Josivaldo Gonçalves, que mora em Salvador, mas é conquistense e veio passar as férias na terra natal para desfrutar do clima e festejos juninos. “Eu sempre saio de Salvador todos os anos e venho para Conquista nesse período. O clima é o melhor possível e o conquistense é ainda mais acolhedor no São João”.
Josivaldo ainda ressaltou a beleza dos enfeites da cidade: “o centro da cidade, as vias públicas… a cidade toda está bonita e bem decorada, e é muito bom sentir esse clima”.
Paulista, morando há dois meses em Vitória da Conquista, Marli Cândida da Silva estava fotografando um dos bonecos juninos e declarou estar adorando o clima de São João. Ela contou que está ansiosa para sua primeira festa desde que chegou na cidade. “Eu estou amando tudo, o centro bem enfeitado, esse clima gostoso, as ruas ornamentadas. É muito bom estar em Conquista, pois em São Paulo não tinha nada disso”, contou.
Valorização da ‘prata da casa’ –O Arraiá da Conquista, evento protagonista das festas juninas na cidade, também está sendo bem aceito pela população. O evento acontecerá entre os dias 12 e 24 de junho, no Centro Glauber Rocha, Praça Nove de Novembro e bairro Brasil e tem como marca a escolha de artistas locais para proporcionar o famoso “arrasta-pé” do público. Essa é uma decisão que busca valorizar os artistas da região.
Quem gostou da ideia foi o estudante do curso técnico de enfermagem, João Nobre, 20 anos. Além de elogiar a beleza na decoração da cidade, ele gostou da escolha dos artistas locais. “Tem muita coisa para se aproveitar em Conquista, muitos artistas excelentes em nossa região, então, porque buscar fora o que já temos aqui na nossa cidade? Gostei muito dessa oportunidade aos artistas daqui”, comemorou.
Movimentação do comércio –Amendoim, bolo, milho, licor e quentão. Estas são as comidas e bebidas típicas do São João. E isso não só agrada a população, como também os comerciantes, que aumentam suas vendas e movimentam a economia local.
Na Praça 9 de Novembro, Maria Linda é vendedora de acarajé há 30 anos. Ela conta que nessa época do ano aproveita para vender outros gêneros típicos da época junina e considera importante a decoração na cidade: “Isso atrai as pessoas, que saem nas ruas para prestigiar a cultura do São João e consomem bastante, ajudando a aumentar as vendas dos pequenos e médios empreendedores”.