Mais uma vez, moradores puderam ter acesso a informações e serviços sociais a poucos metros de suas residências

Na manhã de sábado, 16, quando foi ao ponto de atendimento do programa Bolsa Família Móvel, instalado na Escola Municipal Eulálio Leite, no distrito de Cabeceira do Jiboia, a dona de casa Magnólia Gonçalves, 42, soube que precisava atualizar sua inscrição no CadÚnico – o cadastro que dá acesso a quase 20 programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal.

Há algum tempo, provavelmente devido a essa falta de atualização, ela havia deixado de receber um benefício que a auxiliava no pagamento das despesas. Então, durante o atendimento, os dados de seu cadastro foram atualizados e ela foi informada de que poderia ter direito a um novo benefício, através de um desconto no valor de sua tarifa de energia elétrica.

Para isso, Magnólia caminhou poucos metros e não teve de viajar aproximadamente 20 quilômetros até a zona urbana de Vitória da Conquista, onde fica a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “Achei muito bom”, avaliou Magnólia. “Só de se deslocarem de lá para virem aqui, já foi um privilégio para nós”.

‘Direito de todos’ – Com o Bolsa Família Móvel, o direito de muitos cidadãos está sendo garantido. A equipe já passou por 7 distritos rurais e prestou atendimento a mais de 2 mil pessoas. Até o final do ano, outros quatro distritos ainda receberão a equipe, formada por aproximadamente 30 servidores, entre motoristas, entrevistadores, supervisores, atendentes e auxiliares de informática.

A cada viagem, repete-se o objetivo de oferecer à população rural uma estrutura próxima de suas residências, onde elas podem fazer novos cadastros, atualizar os já existentes, esclarecer dúvidas, etc. “Isso é presença, é atitude. E, sobretudo, com o governo bem mais perto da comunidade”, afirmou o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, representando do prefeito Herzem Gusmão, em visita à equipe do Bolsa Família Móvel, na Cabeceira do Jiboia.

“Nós queremos esta dinâmica. É um direito de boa parte do povo brasileiro. E, através do Governo Mais Perto de Você, estamos firmando e reafirmando as políticas sociais”, concluiu Correia.