Notícias
Postado em 4 de outubro de 2022 as 12:41:22
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passará a divulgar, mensalmente, o boletim epidemiológico da Covid-19. A medida foi tomada diante da redução dos números de transmissão da doença nos últimos dois meses em Vitória da Conquista e da desativação dos leitos exclusivos para tratamento da doença.
No mês de agosto, a SMS registrou 1.284 casos confirmados da infecção no município e, durante todo o mês de setembro, apenas 685 casos. Isso representa uma redução de 53,34% de um mês para o outro. A previsão das análises do Núcleo de Estatística da SMS é que o cenário continue assim para os próximos meses.
Também foi levado em consideração o encerramento do contrato dos leitos exclusivos no HCC, na última semana. Portanto, já não existem mais leitos específicos para tratamento da Covid-19 na rede de saúde de Vitória da Conquista. Os pacientes com Síndrome Gripal Aguda Grave (SRAG), que necessitam de internamento hospitalar, são atendidos em leitos comuns.
“Diante desse cenário de redução dos índices e do avanço da vacinação, esses boletins serão divulgados mensalmente somente como forma de avaliação estatística da transmissão do vírus no município”, explicou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.
As notificações de síndromes gripais, bem como as testagens para auxílio diagnóstico da Covid-19 continuarão sendo realizadas na rede municipal de saúde, por meio das unidades de saúde da Atenção Básica e do site para autonotificação, que ainda está à disposição da população, o Notifica PMVC.
Ainda de acordo com a secretária de saúde, a equipe da Vigilância Epidemiológica continuará atenta ao cenário e ao comportamento do vírus no município. “É importante também lembrar a população que as recomendações de cuidado ainda são as mesmas de sempre. Se estiver apresentando sintomas respiratórios gripais, faça o isolamento correto até a testagem e se certifique que o cartão de vacina esteja sempre atualizado com todas as doses disponíveis contra a Covid-19”, reforçou.