As notificações das arboviroses divulgadas pelo Sistema Nacional de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, referentes à 52a Semana Epidemiológica, que corresponde ao período de 22 a 28 de dezembro, apresentaram queda em relação à semana anterior. Foram notificados 37 casos suspeitos de dengue, sendo que um foi confirmado para dengue e 36 aguardam resultado. Já zika e chikungunya seguem sem notificações.

Já na 51ª Semana foram notificados 83 casos de dengue, com 14 confirmações e 69 sob investigação. Nessa semana, também não houve registros de casos de chikungunya e zika, e ocorreu redução no número de casos suspeitos e prováveis de dengue no comparativo com as semanas anteriores.

O Boletim das Arboviroses voltou a ser divulgado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, como forma de alerta à população.

Cuidados necessários

A Vigilância Epidemiológica continua a monitorar de perto a situação da dengue no município, adotando medidas para garantir a saúde da população. A SMS reforça a importância de a comunidade permanecer atenta aos sintomas e buscar atendimento médico ao apresentar sinais de dengue, como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas na pele.

A Prefeitura também enfatiza a importância da prevenção, estimulando a população a eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Medidas simples, como o descarte adequado de lixo, limpeza de caixas d’água e eliminação de recipientes que acumulam água, são fundamentais para reduzir a proliferação do mosquito.