Obras fazem parte da preparação da via para a implantação do novo sistema binário

Em busca de novas alternativas que proporcionem maior fluidez ao trânsito da cidade, a Prefeitura de Vitória da Conquista está implantando, totalmente por meio de recursos próprios do município, novos sistemas binários que alteram o funcionamento de vias públicas. A Avenida Brumado, por exemplo, uma das mais movimentadas da área urbana, em breve passará a funcionar como mão única em direção ao centro. O sentido contrário será garantido pelas avenidas Pará e Maranhão.

Antes que as mudanças se iniciem, a Administração Municipal está dotando as vias com a infraestrutura necessária. Na tarde de sexta-feira, 10, servidores da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) executavam, na Avenida Brumado, o serviço de recapeamento do setor da pista que funcionará como ciclofaixa de mão dupla, pela qual passarão exclusivamente os ciclistas.

O mesmo trabalho de recapeamento já foi realizado nas avenidas Pará e Maranhão. Além disso, a Brumado – assim como as outras duas – também terá ampliada sua sinalização vertical, por meio do aumento da oferta de semáforos. “Isso trará melhorias consideráveis para a segurança e a fluidez do trânsito. É uma resposta da Administração Municipal às solicitações da população”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.

Sérgio Ferraz

‘Vai melhorar cem por cento’ – Proprietário de uma oficina de automóveis localizada na Avenida Brumado, o empresário Sérgio Ferraz salienta as melhorias após a implantação do binário – inclusive a circulação de seus clientes. “Tornando-se mão única, vai melhorar o desempenho do trânsito na região e, automaticamente, melhora para todo mundo”, avaliou, na tarde de sexta-feira, 10.

Jailton Silva

O borracheiro Jailton Silva, responsável por uma oficina na mesma avenida, espera que as intervenções feitas pela Prefeitura garantam maior segurança para os pedestres que trafegam pela Avenida Brumado. “Acredito que vai melhorar cem por cento”, observou.

Avenida Juracy Magalhães – As melhorias não se limitam à região da Avenida Brumado. Outro sistema binário, em fase de implantação pela Prefeitura, localiza-se na área que compreende as ruas José Pequeno, Caiena e Sibéria, próximas à Avenida Juracy Magalhães.

Ali, a José Pequeno, localizada no bairro Jurema, passará a ser via de mão única para quem passar pela Juracy Magalhães e prosseguir rumo à BR-116. O tráfego será em sentido oposto pelas ruas Sibérias, Caiena (localizadas no Jurema), F, B e G (no Loteamento Antônio Brito), saindo da BR-116 em direção à Avenida Juracy Magalhães.

Uma série de intervenções já foram feitas, a exemplo da pavimentação de várias das vias envolvidas e do aumento da oferta de sinalização vertical e horizontal. Na tarde de sexta-feira, quatro novos semáforos estavam sendo instalados na Avenida Juracy Magalhães. Além disso, outros dois, que já existiam, também foram ampliados.