Começou a funcionar nesta segunda-feira, 26, o novo sistema binário de Vitória da Conquista, que abrange as avenidas Brumado, Pará e Maranhão. Assim como as outras intervenções no trânsito realizadas pela Prefeitura Municipal, o binário visa garantir a melhoria da mobilidade urbana.

A partir de agora, as Avenidas Pará e Maranhão são mão única no sentido centro-bairro e a Avenida Brumado, mão única no sentido bairro-centro. Implantado com recursos próprios do Município, a obra contou com serviços de recapeamento asfáltico, implantação e ampliação da sinalização semafórica das vias envolvidas e aumento da ciclovia que começava na Urbis II e, agora, segue até a Avenida da Integração.

Luis Alberto Sellmann

Também foram implantadas sinaleiras com tempos exclusivos para a passagem de pedestres. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, essa intervenção vai garantir a melhoria da fluidez, da segurança e do tráfego na região.

Durante os primeiros dias de implantação do novo sistema, agentes municipais de trânsito estão no local para orientar os pedestres e os motoristas quanto às modificações do trânsito. Além disso, os passageiros estão sendo orientados quanto às mudanças dos pontos de ônibus.

O secretário também explicou que algumas adaptações ainda serão feitas. “Estamos com uma equipe de técnicos para avaliar o fluxo de veículos e fazer as adequações necessárias, entre elas no tempo da sinaleira para a passagem dos pedestres. Também serão implantadas mais faixas de pedestres”, contou.

Daniel Anderson, comerciante

Ainda em relação às adaptações, Luis Alberto Sellmann destacou as mudanças na Avenida Pará. “Em virtude da viabilidade técnica, foram disponibilizados espaços de estacionamento em algumas quadras”. Sobre a Avenida Maranhão ele explicou que isso não será possível, pois se trata de uma via muito estreita, com apenas seis metros, sendo que três são destinados para os ônibus, já que a via é preferencial para esse tipo de veículo.

Sávio Menezes, comerciante

A população também falou sobre as modificações no trânsito. O comerciante Daniel Anderson Barros já percebeu as mudanças. “Em relação aos ciclistas e pedestres melhorou bastante. O deslocamento para o centro também ficou mais rápido”. E Sávio Menezes, também comerciante, completou: “a gente percebe que o fluxo de veículos diminuiu e está melhorando”.