A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes está o ano inteiro de portas abertas aos leitores, mas no mês de abril o espaço passa a receber centenas de crianças. Isso porque a programação da Semana do Livro Infantil, dedicada a esse público, já virou uma tradição.

Nesse ano, a semana promovida pela Secretaria Municipal de Cultura acontece de 16 a 18 de abril, homenageando o escritor Monteiro Lobato e os seus eternos personagens. Nesses dias, os visitantes da biblioteca terão acesso a uma exposição de livros infantis, irão ouvir contações de histórias e assistir a episódios do Sítio do Pica-Pau Amarelo, além de encontrar pessoalmente com alguns dos seus personagens, interpretados por funcionários da biblioteca.

Dentro da programação, está prevista uma visita do secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, que fará a doação de alguns exemplares do livro “Em Busca do Sol”, de sua autoria, e aproveitará para bater um papo com os visitantes.

“É importante não subestimar o poder da mensagem passada pelo mundo encantado da leitura. Livros podem ser tão divertidos como brinquedos”, destaca a gerente da Biblioteca, Luciana Barreto. “A leitura só nos faz bem, seja por prazer, para se informar ou estudar, ela abrange o poder do raciocínio, da imaginação e do conhecimento. Leia mais e incentive seus filhos a ler”, complementa o secretário interino de Cultura, Adriano Gama.

Grupos e escolas podem agendar a visita através do telefone (77) 3422-8153. A Biblioteca Municipal fica na Avenida Jonas Hortélio, no bairro Recreio, funcionando das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Homenagem – Por ser a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato (1882-1948), o Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril. Ele foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir elementos da cultura brasileira nas histórias para as crianças e os jovens. Difícil alguém dizer, por exemplo, que nunca ouviu falar dos personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília e Visconde de Sabugosa.