O Centro de Referência de Assistência Social Miro Cairo (Cras VIII) promoveu, nesta segunda-feira (3), a visita de 30 crianças atendidas pela unidade à Biblioteca Municipal José de Sá Nunes. A grande maioria delas, em idade de seis a 11 anos, foi pela primeira vez ao espaço que possui um acervo de mais de 35 mil livros.

O Projeto Biblioteca Viva, criado pela gerência da biblioteca municipal no ano de 2021, permite que grupos visitem o espaço e participem de um momento de leitura ou apresentação cultural que, segundo a gerente Jeanne Marie, tem o intuito de estimular as pessoas a frequentarem o lugar. “Aqui recebemos grupos de todas as idades pois, a Biblioteca, é um espaço permite além da leitura de livros, o convívio com o mundo das artes”, declarou ela.

Sabendo da existência do projeto, a assistente e a educadora social do Cras VII, Samanta Cabral e Elizabete Gomes, elaboraram a visita das crianças, que se entusiasmaram ao ver tamanha quantidade de livros. “Pensamos em promover um primeiro contato com a biblioteca e com isso incentivar a leitura desde cedo”, explica Samanta. “Como a maioria dos atendidos são crianças em situação de vulnerabilidade, sabemos a dificuldade ao acesso à leitura, mas acreditamos que visitas como esta são transformadoras”, acrescentou Elizabete.

Uma das visitantes do grupo, Amanda Soares, de 10 anos, relata que sempre gostou dos livros. Ela explica que tem o costume de ler para os colegas do Cras, como Ana Ivy, de 7 anos, e incentivá-los ao gosto pela leitura. “Estou achando muito legal a visita, não esperava encontrar um lugar tão cheio de livros. Com certeza pedirei a minha mãe para me trazer aqui pra fazer a carteirinha”, declarou Amanda.

Amanda e Ana Ivy

Ao longo da semana outros grupos participantes do Cras farão a visita à biblioteca, que também oferece o serviço de empréstimo gratuito de livros. Quem desejar fazer a carteirinha para a retirada de até dois livros por vez deve se dirigir ao local munido de uma foto 3×4, RG, CPF e comprovante de residência. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Jonas Hortélio, s/n – Bairro: Recreio.