A Prefeitura de Vitória da Conquista oferece aos servidores a possibilidade de consulta e acompanhamento de um psiquiatra. O serviço é considerado da maior importância para a saúde mental dos trabalhadores e foi implantado, segundo a gerente do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), Thaís Nogueira, a partir de 2019, para compor a equipe multiprofissional do setor, que já contava com médico do trabalho, psicólogo, assistente social e técnico de segurança do trabalho.

Até o mês de junho, o serviço ofertava 36 atendimentos mensais. O número passou para 86. O objetivo é atender a todos os servidores que sofrem de problemas como ansiedade e outras situações que requeiram acompanhamento.

O psiquiatra do Nast, Renato Franco Júnior, diz que a busca pelo atendimento deve ser feita sempre que houver um histórico familiar, mas o dado mais importante são alguns sintomas, entre eles, insônia, irritabilidade e alterações bruscas do humor, que são notados pela própria pessoa ou por pessoas que convivem com elas, a exemplo dos parentes e colegas de trabalho.

“Mas, às vezes, o próprio paciente não reconhece que precisa de ajuda até ser encaminhado por outros especialistas, sendo os mais comuns o neurologista e o cardiologista, já que os muitos se queixam de cansaço, taquicardia e os exames não apontam nenhuma doença do coração”, diz.

O médico também comentou que o atendimento de forma espontânea aumentou, mas ainda existe muita resistência ao acompanhamento. “Porém, essa resistência se quebra a partir do momento em que recebe o tratamento e melhora o quadro, então essa pessoa que era estigmatizada, se transforma em multiplicadora ao mencionar os benefícios que teve a partir do acompanhamento psiquiátrico”, explica.

Ainda segundo o psiquiatra, os resultados são notados em todas as áreas de convivência do paciente, inclusive a social e a profissional, pois, quando essas áreas são afetadas, as pessoas não conseguem ter mais o mesmo ritmo de resolutividade. Ele explicou que um dos indicativos de que o tratamento tem dado certo são as mudanças de comportamento nessas áreas.

Para agendar uma consulta com o psiquiatra, os servidores podem se dirigir ao núcleo ou ligar para o telefone (77) 3424-3950. O agendamento também pode ser feito por meio do GEP.