Em Vitória da Conquista, microempreendedores que pretendem abrir ou expandir seus negócios sabem a quem recorrer para obter crédito para pequenos investimentos: a Instituição Comunitária de Crédito Conquista Solidária (ICC), o Banco do Povo. A experiência positiva da instituição, que já transformou a vida de centenas de cidadãos conquistenses e de outras cinco cidades da região, será apresentada pelo diretor executivo do Banco do Povo, Hermes Bomfim, entre os dias 4 e 8 de fevereiro, na cidade de São Domingos, capital da República Dominicana.

”A viagem é uma oportunidade de trocar experiências com instituições semelhantes de microcrédito na América latina, contribuindo com as demais, com o modelo implantado em Vitória da Conquista, e observando a forma de trabalhar de outros países”, destaca Hermes Bonfim.

Saiba mais – Criada há treze anos o Banco do Povo oferece Microcrédito Produtivo Orientado a empreendedores que por não terem renda fixa não obteriam financiamento de outros bancos. A instituição não tem fins lucrativos, seu objetivo é o desenvolvimento social, através do apoio ao trabalho de pequenos produtores que, além do crédito, recebem acompanhamento e orientação. Todo o resultado financeiro do Banco do Povo é reinvestido em novos empréstimos em Vitória da Conquista e região sudoeste da Bahia.

O Banco do Povo de Vitória da Conquista, criado em 2000, por iniciativa da Prefeitura Municipal, ocupa hoje a vice-presidência da Associação Brasileira das Instituições Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred).