Esaú Matos
Postado em 21 de maio de 2024 as 09:00:06
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipal Esaú Matos promoveu um evento, nessa segunda-feira (20), em celebração ao Dia Mundial de Doação de Leite Materno, comemorado em 19 de maio. No auditório da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, a coordenação do BLH realizou um encontro das mães doadoras de leite com as mães dos bebês internados na UTI que recebem o leite doado.
Manuela Pacheco, mãe do pequeno Thales, que nasceu de apenas 27 semanas, agradeceu às doadoras por esse gesto de solidariedade que faz tanta diferença na vida de recém-nascidos prematuros. “Agradeço pelo meu filho e também por todos os outros bebês que estão na UTI e dependem da doação. Meu filho, hoje, está na semi-intensiva, ganhando peso, e em breve estaremos indo pra casa, graças ao apoio das doadoras”, disse emocionada.
- Emiliane Barreto, doadora
- Juliana Almeida, doadora
- Orlanda Barreiras, coordenadora do BLH
A doadora Juliana Almeida também se emocionou ao ver os relatos de agradecimento. “Eu já tinha muito orgulho em doar e poder ajudar esses bebês, ao ver os depoimentos e as mensagens das mamães deles, me sinto ainda mais estimulada a continuar doando”, declarou.
Outra doadora que fez questão de contar sua história foi Emiliane Barreto. Durante o evento, ela contou que decidiu se tornar doadora porque o pai de sua filha precisou leite doado 20 anos atrás. “Muitas mulheres ajudaram meu esposo quando ele ainda era um recém-nascido, e foi também por causa delas que eu pude construir minha família e estar aqui hoje contando minha história. Agora, tenho a alegria de poder doar leite e, de alguma forma, retribuir o que foi feito pelo meu marido há 20 anos”, ressaltou Emiliane.
O evento foi marcado ainda por uma palestra da nutricionista Isabela Pinheiro, muita música com a musicoterapeuta Isamar Tales, além de sorteio de brindes. Para Orlanda Barreiras, coordenadora do Banco de Leite, foi um dia de celebração à doação de leite materno e à vida: “Nós, constantemente, fazemos um trabalho de sensibilização e promoção ao aleitamento materno, incentivando sempre a doação de leite humano. E hoje, aqui, estamos celebrando esse trabalho tão importante para a vida de muitos recém-nascidos”.