Fundação de Saúde
Postado em 25 de janeiro de 2018 as 11:22:36

Recém-nascido internado na UTI Neonatal recebendo leite doado no Banco de Leite Humano
“Um pouquinho que você doa é muito para quem precisa”, diz a campanha nacional de doação de leite humano do Governo Federal. Em Vitória da Conquista, o Banco de Leite Humano administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista está em constante necessidade de doações por mães que estejam amamentando e tenham excedente de leite.
“Nos meses de novembro, dezembro e janeiro, nosso estoque costuma cair porque, no período de férias, muitas mães viajam. Isso preocupa porque o leite doado é essencial para alimentar os bebês que estão internados na UTI Neonatal do Hospital Municipal Esaú Matos”, explica Aldrey Marins, coordenadora do Banco de Leite Humano.
A doação pode ser feita de duas formas. Na primeira, a mãe vai até o Banco de Leite. Lá, além de doar, ela também é avaliada por profissionais e orientada em relação à amamentação. Na outra opção, quando a mãe não tem condições de ir ao Banco, a equipe busca as doações na casa da própria doadora.
“Fui ao Banco de Leite para tirar dúvidas quanto à perda de peso de minha filha. Chegando lá, fui muito bem orientada pela médica pediatra. Ela me acalmou: explicou que a perda de peso é natural nas primeiras semanas de vida do recém nascido. Graças ao Banco de Leite, não desisti da amamentação exclusiva. Minha filha ganhou peso e hoje eu sou doadora com muito orgulho”, conta Dinha Oliveira, mãe da recém-nascida Aurora. Dinha, como todas as mães doadoras, tem excedente de leite. Assim, ela consegue amamentar a filha e ainda doar seu leite para outros bebês.

Dinha amamentando sua filha Aurora, que tem dois meses de nascida
As mamães que tiverem interesse em doar podem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (77) 3420-6237. Também podem se dirigir ao Banco de Leite Humano. Ele fica ao lado do Hospital Municipal Esaú Matos na Av. Macaúbas, 100, Bairro Kadija.