Criado com o objetivo de promover e incentivar o aleitamento materno, o Banco de Leite Humano, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, comemora 9 anos de existência, nessa sexta-feira, 13. O equipamento faz parte da política de incentivo ao aleitamento materno no Brasil.

Em 2012, o Banco de Leite captou 1.107,60 litros de leite materno, que beneficiaram 539 recém-nascidos, internados na UTI neonatal da instituição. Esse número deu a Vitória da Conquista o primeiro lugar em coleta na Bahia, segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH).

Somente este ano, cerca de 600 litros de leite foram coletados pela instituição graças a colaboração de 502 doadoras que se dispuseram a ajudar crianças que não puderam ser amamentadas diretamente por suas mães. Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Antes de ser distribuído, o leite coletado passa por um processo de pasteurização, com objetivo de eliminar qualquer tipo de impureza. Além disso, são feitos exames microbiológicos para certificar a inexistência de contaminação do leite. O Banco de Leite Humano realiza, ainda, capacitações para os profissionais de saúde, palestras sobre a importância da amamentação e orientações individuais às mães que estão com dúvidas e dificuldades sobre o ato de amamentar. Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos, “este anos foram realizadas mais de 300 palestras e mais de 2 mil atendimentos individuais”.

A coordenadora também destacou o trabalho extensivo que é feito com as crianças de mães doadoras: “Oferecemos a essas crianças consulta com uma médica-pediatra para o acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento (CD) desse bebê. Essa é uma forma de incentivar a doação e comprovar que ele está se desenvolvendo bem”.

Mães que querem se tornar doadoras ou pessoas interessadas em conhecer o trabalho do Banco de leite Humano podem entrar em contato com o serviço por meio do telefone (77) 3420 6237.